Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

WILSON SIMONAL

O filme-documentário "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei" traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava inocência. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra também as respostas que nunca apareceram. A direção é de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal.

Também estou postando um link de um podcast produzido pelo UOL Música chamado "O Som de Tony Hits", edição 182 todinho dedicado ao Simona com canções do recém-lançado álbum "México 70", o disco-perdido do cantor. São quase 49 minutos de puro deleite ouvindo a voz do Simonal em QUE PENA, GAROTA DE IPANEMA, AVE MARIA DO MORRO,etc.
Faço tudo isso porque concordo plenamente com as palavras da Rachel. Eu também acreditei no que falavam...mea culpa.



PODCAST- O SOM DE TONY HITS- WILSON SIMONAL

2 comentários:

RACHEL disse...

Pessoal, quero mto ver e aconselho vcs a tb verem este filme,
sobre Simonal. Acho q já li todas as facetas das críticas sobre o filme, e isto me fez pensá-lo, como IMPERDÍVEL !
Penso, q todos devemos muito, mas muito mesmo, a Simonal.
Antes de tudo, devemos mil desculpas, q ñ servirão, infelizmente, para aplacar à dolorosa vida e morte deste artista, q sempre foi a cara do Brasil.
Eu peço desculpas a Simonal, publicamente, morrendo de vergonha...
Simonal foi vítima de todos...
Dos da direita e dos da esquerda. Esta, contada por Nelson Motta, q aparece no vídeo, cara do bem, e por outras pessoas de ambas as facções... Acho q agora, temos a história definitiva. Simona era , sim, um cara gabola...sentia-se, diante do estrondoso sucesso, 'o rei da cocada preta', realmente.
Todos aqueles q, sem estrutura, na maioria das vezes, sem ser responsável na vida por este tornam-se deslumbrados.
Vou até dar um exemplo, para provar q é ñ é futrico:
Além de mim, acredito q fora Maradona, todos achamos Pelé atleta do século, sim! Até mais, se for possível...
Já ouviram , certamente, entrevistas com o Rei.
Perceberam q ele, o Rei, o Edson, fala dele sempre na terceira pessoa? 'É, pessoal, o Pelé, sem dúvida, gostaria de jogar a Copa...'. Espera aí... o Pelé quem? Ele ñ está falando dele mesmo? Prestem atenção... E podem prestar atenção em outros, há mtos...
Vejam q a pessoa fala, como se estivesse falando do ídolo,do 'rei da cocada preta'... Até podem ser, como no caso de Pelé, mas ele é o Pele, é o Edson...ñ pode falar deles, como se eles ñ fossem ele...o entrevistado.
Num psicologês, de mesa de bar, depois de ter-se tomado 'todas', diz-se q, se o deslumbrado, desmembra-se em si mesmo e o ídolo, e demonstra isto qdo fala, por exemplo,
do ídolo, ñ como ídolo, está dando a 'maior bandeira', q possue duas personalidades: uma para uso interno e outra para uso externo, freneticamente!
Voltemos ao Simona.
É idiscutível sua técnica vocal, seu swing...Cantou com Ella...se achar o vídeo, envio-o... querem mais o quê? Pois bem, Simona, na época da nossa caça às bruxas, foi apontado como um informante dos milicos, infiltrado entre os artistas... Os artistas (hoje, admitem...), partindo do fato de Simona nunca ter declarado de q lado estava, dele nunca ter participado de nenhuma ação contra a Ditadura...a maioriaacreditou! Os 'amigos', a mídia e finalmente, o público mais politizado deram-lhe o maior 'GELO'... EU TAMBÉM ACREDITEI: MEA CULPA, MEA CULPA, MEA MAXIMA
CULPA...que vergonha, Meu Deus.
Aproveitando-se do sucesso, qdo seu contador passou-lhe uma rasteira, ele mesmo, alardeou aos 4 cantos, q era amigo dos 'home'! Santa ingenuidade, para atemorizar, fazer pressão sobre o empresário...
Os milicos nem lhe precisaram dar bola: tava na cara, q ele era inocente, ingênuo e falava mais q a boca!
Putz! Como foi infeliz...um de nossos melhores cantores, concordo com Miéle!
Acabaram-se os convites para os shows, até em Chiririca da Serra... Sem amigos, sem trabalho, sem dinheiro, sem sucesso...
Com a maior depressão, outras doenças decorrentes, nada de visível sobrou. E, como faz me sentir triste, por tersido conivente com o q de invisível sobrou, por ter-lhe, também, causado tanta dor!
E, qdo já se estava num processo de desmentir tudo isto,
com a abertura ao público do arquivo do SNI, qdo, timidamente, Simonal tentava retomar sua carreira artística, e ter de volta, como lhe era de direito, sua dignidade e sua reputação, veio o Câncer... Alguém duvidaria, ou se sentiria livre desta doença, q parece q vem para jogar na cara de alguém , ñ importa, o qto se feriu um ser humano?
Se disse alguma bobagem, o filme, na certa, irá me desmentir.
Ñ foi proposital.Ñ foi proposital fazer com Simonal o q ajudei a fazer...
Simona, q vc esteja em paz.
E, q Deus nos perdoe a todos, q facilitamos, tanto, as suas dores...
beijo,
Rachel.

Rosângela de Souza Goldoni disse...

Interessante, sempre acreditei que havia algo errado com esta história do Simonal.
Ainda bem que hoje temos o Simoninha ... tem ainda chão para percorrer, mas chega lá ....
Rogoldoni