quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ANOS DOURADOS

Está no ar mais um podcast da série ANOS DOURADOS focalizando o ano de 1973, os eventos, as canções campeãs da época. Vale a pena ouvir. Deixem aqui seus comentários.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Sucessão geracional"

Eliane Cantanhêde da Folha Online

A eleição ainda nem acabou, e o Datafolha reabre a possibilidade de haver segundo turno, mas Aécio Neves já fala como líder do que seria, digamos, a nova oposição que vem por aí, caso se confirme a vitória de Dilma Rousseff.
Aécio tem razão quando diagnostica uma "sucessão geracional" no PSDB. Fernando Henrique é o venerável do partido, José Serra enterra o sonho presidencial, Tasso Jereissati demonstra um certo cansaço político, Mário Covas, Franco Montoro e José Richa morreram. A fila anda.
Agora, é a vez dos "jovens" Geraldo Alckmin, que deve vencer no primeiro turno em São Paulo, Beto Richa, mesmo perdendo no Paraná, e o próprio Aécio, que vai ter uma das principais vitórias desta eleição, irá disputar a presidência do Senado e assumir quase que naturalmente a liderança tucana. Ele é o político mais hábil e de maior potencial de sua geração.
O problema é como será esse tal PSDB renovado e como será essa tal de oposição aos frangalhos, com o DEM e o PPS a caminho do ocaso. A grande vantagem de Aécio é que ele não tem fronteiras, tem abertura e diálogo com todos. A grande desvantagem é que talvez isso seja excessivamente suave diante do jogo bruto de um lulismo sem limites, com a perspectiva de se instalar por 20 anos no Planalto e disposto a se entranhar eternamente pela máquina pública, inclusive com seus Waldomiros e Erenices.
A primeira disputa tucana pós-eleição poderá ser entre Alckmin, por São Paulo, e Aécio, por Minas. Os dois não são de radicalizações e é possível que se entendam, atraindo juntos os aliados e ex-correligionários que foram ficando pelo caminho, a começar de Ciro Gomes, que pode trazer uma banda do PSB anti-Eduardo Campos, e de César e Rodrigo Maia, que vão precisar de uma bóia para o naufrágio do DEM. Isso fortaleceria o "novo PSDB" no Rio e no Nordeste.
A dúvida é quanto a liderança de José Serra, que tem passado, uma bonita história, é um homem público respeitado pela direita, pela esquerda e pelo centro e era, de fato, o candidato natural para a eleição de 2010. Mas... tem um temperamento incompatível com verdadeiros líderes. Políticos agregam, Serra desagrega. Políticos compõem, Serra rompe.
Passada a eleição, Dilma e Serra vão ter de conversar. Mas é bastante possível que o principal canal da oposição com um eventual governo Dilma seja Aécio. Para o governo, ótimo. Para a oposição, um perigo. É aí que se vai saber exatamente até que ponto Aécio é oposição, confirmando até que ponto eram verdadeiros os "boatos" de que há tempos ele é um amigável interlocutor dele.
Quanto à ida de Aécio para o PMDB, não faz o menor sentido. Logo agora, que o PSDB está caindo de maduro no colo dele?

FLASHNEWS

NOTÍCIAS DE HOJE

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CANTINHO DA POESIA

Nosso Cantinho ganha mais um poema de Fernando Pessoa, que escolhi dentre os que mais gosto: ANIVERSÁRIO, com a participação do Paulo Autran (in memoriam). Deixem suas opiniões no blog.

domingo, 26 de setembro de 2010

O SOM DA FITA

Galera, a Rachel me enviou um vídeo com o Bruce Springteen e a linda canção romântica Secret Garden. Como esta música fez parte do filme Jerry Maguire, resolvi juntar tudo e saiu esta edição com tradução da letra em português. Obrigado à Rachel.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SUPERBACTÉRIA - PERIGO MUNDIAL

Considerada, por enquanto, uma ameaça restrita a ambientes hospitalares, superbactéria é, na verdade, um termo que vale não para um organismo, mas para qualquer bactéria que desenvolva resistência a muitos medicamentos. Não se trata de um organismo que vá destruir tudo, por isso o mais adequado é chamá-la de bactéria multirresistente. Assista o vídeo com uma notícia da Globo News sobre o assunto.

O SOM DA FITA

Nesta edição eu trago pra vocês um clássico de 1942: CASABLANCA. O seu tema musical é inesquecível e uma das mais belas canções românticas já criadas: AS TIME GOES BY, composta por Herman Hupfeld. A interpretação é de Rod Stewart e Queen Latifah. Boa diversão. Não deixem de escrever sobre este filme e canção, tá?

PRIMAVERA

Exatamente hoje estamos entrando na estação das flores: PRIMAVERA. Vamos saudá-la com a canção primeira da carreira de Tim Maia. Acompanhem a letra e cantem junto.
 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SESSÃO JAZZ

Está no ar aqui no blog mais um podcast da série SESSÃO JAZZ, trazendo a inesquecível diva do jazz SARAH VAUGHAN com seu álbum EXCLUSIVAMENTE BRASIL. Divirtam-se e postem aqui suas opiniões. Obrigado.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

IRMÃO SOL, IRMÃ LUA

Da trilha sonora principal do clássico filme de Franco Zeffirelli "Irmão Sol, Irmã Lua", de 1972, com a jovem Judi Bowker representando Sta. Clara e Graham Faulkner como São Francisco. O filme  marcou gerações, retratando a vida dos jovens heróis da linda 'Assisi' do 'duecento' (séc. 13).
Este é mais um "gift" do blog para vocês.

domingo, 19 de setembro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA A TV?

A jornalista Paula Ribeiro escreveu um artigo com o título acima, aproveitando o dia 18 que comemorou 60 anos de existência da TV brasileira. Achei muito oportuno e inteligente, por isso interpreto o texto aqui para vocês. Está aberta a discussão. Participem.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

FILMES EM CARTAZ

BAARIA - A PORTA DO VENTO
tália/França, 2009/ drama
Direção: Giuseppe Tornatore
Elenco: Monica Bellucci, Raoul Bova, Ângela Molina.

Como escrever sobre um filme que está estreando e que ainda não assisti? Talvez seja pura precipitação dizer alguma coisa, mas o trailer foi suficiente para chamar minha atenção. Giuseppe Tornatore se tornou indelével no mundo da sétima arte com a arte pura de CINEMA PARADISO, que já reassisti várias vezes e chamo a atenção para as poucas cenas que irão ver: já mostram o estilo, a marca de Tornatore e lembram bem Paradiso - música, emoções, até um certo pieguismo talvez, alguns clichês. Contudo, boto fé de que não irei me decepcionar. É claro que vou assistir. Vocês decidem. Depois eu conto se gostei. Assistam o trailer.

FLASHNEWS

NOTÍCIAS DE HOJE

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COMO ESQUENTAR LÍQUIDOS NO MICROONDAS

É preciso ter muito cuidado na hora de tirar o copo ou qualquer recipiente do micro-ondas. É que o aquecimento é feito de dentro para fora e o ar fica preso dentro do líquido. Assistam a reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo.

CANTINHO DA POESIA

Mais uma poesia para nosso Cantinho: Alberto Caeiro, ou melhor, Fernando Pessoa. Espero que gostem.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SÍNDROME DA AMPULHETA

Galera, produzi um vídeo sobre o assunto SÍNDROME DA AMPULHETA. Esta doença está se espalhando entre muitos internautas do mundo todo e vale a pena tomar conhecimento.

domingo, 12 de setembro de 2010

RADIO BRASIL EDIÇÃO 22

Acabo de postar à direita o podcast RADIO BRASIL, edição 22 com muita música brasileira. Curtam e deixem aqui suas opiniões. 
Obrigado

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CARTOLA - ACONTECE

Este vídeo tem duas finalidades: destacar a obra do inesquecível compositor CARTOLA numa de suas canções memoráveis ACONTECE na voz de Caetano Veloso; em segundo lugar, os fotogramas do clip ilustram personalidades artísticas memoráveis que já nos deixaram, partindo para uma dimensão superior. Curtam e comentem. Obrigado pela sua audiência.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CARLOS BARBOSA LIMA

Paulistano atualmente radicado em Porto Rico, o violonista Carlos Barbosa-Lima já tem 52 anos de carreira. Morando no exterior há quase quatro décadas, além do meio século dedicado aos universos erudito e popular do violão, o artista comemora a boa fase, aos 65 anos, com agenda cheia de shows em vários países e gravando discos um depois do outro.
Aqui ele executa o clássico da obra de Ernesto Nazareth - ODEON

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CONSTRUÇÃO

Uma das obras-primas de Chico Buarque indubitavelmente foi CONSTRUÇÃO, do seu quinto álbum de mesmo nome. Foi lançado ainda durante o Regime Militar, e a melodia homônima apresenta um tipo de narração cíclica. Chico se supera como letrista ao se dar ao luxo de terminar cada verso com uma palavra proparoxítona, acentuando ainda mais o ritmo da canção. Ao contar a história de um operário da construção civil a letra rica em detalhes e bem dramática é bem crítica e continua atualizada. Ouçam por exemplo, ao descrever a morte do operário que "agonizou no meio do passeio público", Chico demonstra a total indiferença da sociedade pelo acontecido a ponto de dizer que ele "morreu na contramão atrapalhando o tráfego". E tem muito, muito mais... dá uma tese. Postei o vídeo para recordarmos este verdadeiro poema musical. Quem quiser dissertar sobre CONSTRUÇÃO, fique à vontade, clique em "comentários"  e manda ver.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O SOM DA FITA

Nesta edição, apresento uma das canções da trilha sonora da comédia romântica de 1999 NOIVA EM FUGA, estrelada por Richard Gere e Julia Roberts. Trata-se de BLUE EYES BLUE de Eric Clapton. Como recebi da Rachel a tradução da letra música, fiz a inserção no vídeo. Curtam e opinem.

SOM DA FITA from JOREBRI on Vimeo.

da trilha sonora de NOIVA EM FUGA, Eric Clapton em BLUE EYES BLUE