Em 1979 a Rede Globo lançou a minissérie polêmica MALU MULHER que marcou época, dirigida por Daniel Filho. Vou falar muito sobre isso no podcast que irei lançar já, já, aí na janelinha dos podcasts, à direita do blog. O tema musical de abertura foi o grande sucesso de Ivan Lins e Vitor Martins, COMEÇAR DE NOVO. Como aperitivo para a próxima edição de RADIO BRASIL, assistam o clip da época com Simone defendendo COMEÇAR DE NOVO, que fez parte do seu LP daquele ano, Pedaços.
Nesta edição eu trago um filme recente (de 2008) chamado UM SEGREDO ENTRE NÓS, que não teve muita bilheteria aqui no Brasil, mas agradou bastante os fãs do gênero. A trilha sonora apresenta o grande sucesso da novela das 8 da Globo, SURROUND ME WITH YOUR LOVE.
Ninguém poderia imaginar que o "Furacão" Smith, lá nos primórdios da década de 70 tivesse uma visão da destruição do nosso planeta pelo "homo-sapiens". Rachel rides again. Aqui está ela nos proporcionando mais momentos de deleite e recordações.
DON'T LET IT DIE Esta música foi composta e gravada pelo engenheiro de som dos Beatles, Norman Smith, que usava a alcunha de Hurricane Smith. 'Don't let it die' fez muito sucesso na década de 70, e animou quase todos os bailinhos da época. Acredita-se, que poucos entendiam o que ele queria dizer. Agora, vê-se o que ele já previa há 40 anos. Outro dos seus Sucessos foi 'Oh, babe what would you say'. Smith também trabalhou como produtor, em três discos de Pink Floyd. Hurricane morreu no ano passado, com 85 anos de idade.
Rachel
Assistam o clip com ilustrações baseadas no tema da canção.
Entra em cartaz nesta semana o filme VIGARISTAS (The Brothers Bloom), produção americana, gênero aventura. A direção é de Rian Johnson e no elenco estão astros como Adrien Brody, Mark Ruffallo e Rachel Weisz. Neusa Barbosa do site Cineweb escreveu a seguinte crítica sobre o filme:
Em seu segundo longa, o diretor e roteirista conseguiu atrair um elenco de respeito, integrado por Rachel Weisz (dona de um Oscar de coadjuvante por "O jardineiro fiel"), Adrien Brody (Oscar de melhor ator por "O pianista"), Mark Ruffalo (que estrelou "Ensaio sobre a cegueira"), Robbie Coltrane (o Hagrid da cinessérie "Harry Potter") e a atriz japonesa Rinko Kikuchi (de "Babel"). Um dos fatores de atração para todos esses talentos foi, certamente, a possibilidade de atuar numa história em que o nível de inteligência é bem acima da média das comédias. Assim, os personagens não passam o tempo tentando ser apenas engraçadinhos, repetindo piadas-clichê ou escorregando em escatologias. "Vigaristas" tenta ser esperto, mas faz humor para adultos.
A nova novela da Globo VIVER A VIDA está emplacando totalmente na trilha sonora tanto nacional como internacional. Os caras tiveram muuuuito bom gosto na seleção das canções que compõem o roteiro musical. É claro que muitas delas saíram do baú, mas isso é normal hoje em dia, porque a criatividade não anda muito em alta nesta última década. Não sei se SURROUND ME WITH YOUR LOVE é recente ou não, e é o tema dos personagens MARCOS e HELENA. O intérprete se chama Porter. Curtam com a letra original. Prometo que vou relançar o clip com a tradução (viu Rachel?)
Sinto-me na obrigação de solidarizar-me com toda a sociedade brasileira diante da imprudência dos motociclistas no trânsito das grandes cidades. A ousadia, a desobediência deles está atingindo níveis insuportáveis, colocando suas vidas e as dos cidadãos em perigo. Vejam esta reportagem. É apenas uma amostra do que acontece no país, na cidade de Campinas.
Olha aí mais uma participação da Rachel no blog: Fala Rachel!
A canção 'He is my brother', cantada pela banda inglesa, The Hollies, na década de 60 é um sucesso, até hoje. Hoje, não em qualquer lugar, claro! Mas, quando lançada, era sucesso em qualquer lugar. A banda se desfez. Esporadicamente, depois de um troca-troca de integrantes, dois remanescentes fazem algumas apresentações. Pena. Em seu auge, The Hollies tinham à sua frente, na Grã Bretanha, apenas os Beatles ! Esta música, em particular, tem uma história, na qual foi inspirada. Um exemplo... A história está logo abaixo. Leiam-na, se possível, antes de ver o clip, que já vem traduzido. Alguém quer mais algum motivo para 'prestar atenção à letra'?
Aconteceu na "Missão dos Orfãos", em Washington, DC. Foi lá que ficou eternizada a música "He ain't heavy, he is my brother, The Hollies ". (você pode não estar lembrando da música, mas depois de ouvir, se lembrará do grande sucesso!) A história conta que certa noite, em uma forte nevasca, na sede da entidade, um padre plantonista ouviu alguém bater na porta. Ao abri-la ele se deparou com um menino coberto de neve, com poucas roupas, trazendo em suas costas, um outro menino mais novo. A fome estampada no rosto , o frio e a miséria dos dois comoveram o padre. O sacerdote mandou-os entrar e exclamou : - Ele deve ser muito pesado. Ao que o que carregava disse: - Ele não pesa, ele é meu irmão. (He ain't heavy, he is my brother) Não eram irmãos de sangue realmente. Eram irmãos da rua. O autor da música (Bill Medley) soube do caso e se inspirou para compô-la . E da frase fez-se o refrão . Esses dois meninos, foram adotados pela instituição. É algo inspirador, nestes dias de falta de solidariedade, violência e egoísmo. Agora veja e ouça o vídeo.
Um belo texto escrito por um ator chamado Bemvindo Sequeira, a respeito da terceira idade. Foi feita a conversão de slides em vídeo, no qual coloquei minha interpretação.
Cientistas americanos comprovaram que o uso da internet pode ajudar o funcionamento do cérebro em pessoas da terceira idade e em pouco tempo. Assistam a matéria divulgada no Jornal Nacional.
“Christmas In The Heart”, o 47º trabalho do cantor e compositor, traz canções como “Silver Bells”, “Here Comes Santa Claus”, “Winter Wonderland” e “I’ll Be Home For Christmas”. O álbum já pode ser comprado no site do cantor em três versões: vinil, CD simples e CD com cinco cartões natalinos.
Confira a listagem completa das músicas de "Christmas In The Heart":
"Here Comes Santa Claus" "Do You Hear What I Hear?" "Winter Wonderland" "Hark The Herald Angels Sing" "I’ll Be Home For Christmas" "Little Drummer Boy" "The Christmas Blues" "Come All Ye Faithful (Adeste Fideles)" "Have Yourself A Merry Little Christmas" "Must Be Santa" "Silver Bells" "The First Noel" "Christmas Island" "The Christmas Song" "Little Town Of Bethlehem"
Tenho uma admiração muito especial por MANUEL BANDEIRA. Por isso nosso cantinho destaca agora um de seus poemas mais famosos VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA. Espero que gostem e, se quiserem, manifestem-se deixando seus comentários.
Ouça comentário escrito por Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) sobre a polêmica da publicidade infantil.
A Rede Globo se utiliza do "baú" de sucessos das décadas passadas para compor as trilhas sonoras de suas novelas, pois os tempos atuais estão muito bicudos com relação à criatividade musical. Apesar disso, o bom gosto é fundamental e a trilha da nova novela das 9, VIVER A VIDA é prova disso. Dentre as canções maravilhosas, destaco hoje a inesquecível criação de Hal David e Burt Bacharach dos anos 70: What The World Needs Now. Assistam.
Khalil Gibran, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo. Tem muita coisa dele na Grande Rede, tanto em texto como em vídeo. Nosso Cantinho apresenta um pps que transformei em vídeo com minha interpretação. Neste trecho o poeta nos aconselha a sempre ter em mente que nossos filhos são feitos para o mundo e não para nós.
A cantora brasileira Bebel Gilberto acaba de lançar seu novo álbum ALL IN ONE. Aviso aos navegantes: irei produzir um podcast divulgando as faixas desse álbum na minha seçãozinha à direita: PODCASTS. Enquanto isso, contentem-se em ouvir uma das faixas do cd, intitulada The Real Thing, de Stevie Wonder gravado com a produção de Mark Ronson.
Lembrando Gonzaguinha: participação da Rachel no nosso blog. FALA RACHEL!
Ah, como este 'moleque' nos faz falta... E, como é difícil lembrarmo-nos de suas músicas, de suas interpretações, de seu sorriso... Definitivamente: eu sinto mtas saudades! Havia, ainda, mto por fazer, com o talento q tinha. Havia, ainda, mta emoção pra provocar... Em cada música, de uma forma ou de outra, Gonzaguinha nos deixou uma declaração de amor. Infelizmente, tenho cá minhas dúvidas, se ele subiu ao andar de cima, sabendo e sentindo o qto era amado! É amado. (Visitem seu site: www.gonzaguinaha.com.br ) No vídeo, q estou enviando a vcs, Gonzaguinha canta 'E vamos a luta'. Por músicas quais estas, alguns críticos chamavam a atenção para o seu ufanismo. E onde há ufanismo em 'Explode Coração'? Ah, as generalizações e os rótulos... No vídeo, Gonzaguinha canta com Roberto Ribeiro. Sambista da 'maior competência', q tb nos deixou cedo. Roberto partiu em 96, morrendo aos 56 anos. Roberto teve um problema no olho- contaminação por fungos, agravado pelo diabetes. Perdeu a visão. No entanto, sua morte resultou de um atropelamento, em Jacarepaguá. Duas perdas. Insubstituíveis. Quem sabe ñ se encontraram, e estão, agora, fazendo feliz uma outra platéia? A gente precisa acreditar algo...