sábado, 31 de julho de 2010

REMIX KARAOKE

Muita ousadia da minha parte em produzir este remix onde Tom Jobim interpreta a sua maravilhosa CORRENTEZA, tendo a minha participação vocal (bem desafinada). Levem isso como uma brincadeira, um exercício de edição de audio, nada mais.

CALCULE SEU COMBUSTÍVEL

ÁLCOOL X GASOLINA


sexta-feira, 30 de julho de 2010

MUSICA DO DIA 73

Ao postar aqui a edição 73, que é especialíssima, faço uma comparação entre duas versões diferentes da composição de Chico Buarque TANTO MAR. O vídeo contém uma breve explicação do Chico, devido à polêmica que a canção causou na época, já explicada em um de meus podcasts da série CHICO BUARQUE. É uma canção datada mas que não perde nunca seu encanto e valor.


Aqui está parte da versão original da canção 'Tanto Mar' de Chico Buarque, retirada de um documentário sobre o 25 Abril de Sérgio Tréfaut

terça-feira, 27 de julho de 2010

FLORES - MARISA MONTE E TITÃS

Participação da Rachel no blog, comentando o vídeo abaixo:

As flores de plástico ñ morrem...".

Parece uma frase óbvia...e, ainda q ñ fosse óbvia, parece uma frase sem sentido, em meio do contexto desta música...de qualquer música.
O q pode interferir, esta evidente observação, em qq conversa q seja?

Pessoal, aí entra uma coisa, q ocorre nos poemas, nas músicas, nas artes escritas, em geral:
As metáforas.
Como se anda falando mto delas, vou me atrever a tocar no assunto...se eu falar bobagem, por favor, ñ (nunca!) façam cerimônia! Chamem a minha atenção..ñ fico brava, não: agradeço!

Se a gente for olhar o significado, no dicionário, de metáfora...capaz de ter uma overdose de palavras, q parecerão estar 'bem chapadas'...
Palavra pode ficar 'chapada'? Dá pra imaginar uma palavra qq fumando, cheirando?
Mas todos entenderam qdo eu disse isto, ñ entenderam?
Taí uma metáfora.
No dicionário, achei um outro exemplo, q serve de reforço:
'a juventude primavera da vida'.
Vida lá tem primavera?
Mas é compreensível a frase.
Só pensarmos na idéia q temos da estação 'primavera', e na da palavra 'juventude', para aceitarmos , (o q se chama de 'licença poética') e entendermos, o sentido da frase...E já imagina logo, q a velhice deve ser o inverno, até ! Raciocínio correto.
A metáfora ocorre, qdo usamos uma palavra ou frase, num contexto, q parece ñ ser possível ser o seu, mas q ela fará o favor de emprestar-se e participar dele, para significar o q precisamos. Por quê? Porque ela pode mostrar, de uma outra forma, mais simples, menos dura ou mais romântica, o q gostaríamos de dizer.
Dizer , então, q as flores de plástico ñ morrem, pode querer dizer muita coisa, imaginando, q esteja sendo usado como metáfora...
Pensemos nas flores de plástico.
O q há de diferença ou igualdade, mais gritante, entre elas e as flores naturais?
As de plástico não precisam de cuidados e ñ morrem.
As naturais , depois de arrancadas , precisam de cuidados constantes e, inevitavelmente, morrem.
Agora, coloquem no lugar das flores um sentimento qq, por exemplo um amor.
Ora, está-se dizendo, q cetos tipos de amor, precisam de cuidados, e mesmo assim, estão arriscados a morrer.
Mas há outros tipos de amor, artificiais (p.e.:os amores por mero interesse), q seguem de qq maneira,
além de manterem-se para sempre (mantendo as aparências).
Pode-se colocar, no lugar do amor, a amizade, e se fazer o mesmo raciocínio.Ou outro sentimento...
Deu? Alguém pode querer acrescentar algo...estou aberta para isto, gente.

Sabe pq me preocupo com estas coisas? Pq as músicas trazem, geralmente, uma mensagem, em seus bojos...Perde-se mto dela, caso ñ procuremos entendê-la.
E, a música vai trazer mais coisas aproveitáveis, às pessoas, q se dispuserem a decifrarem-na.

Uma melodia bonita para uma letra q nada quer dizer, ñ se constitui numa boa música.
Também, permutando-se isto, ñ se consegue ser mto feliz...

A música é a letra mais a melodia.
Uma deve complementar a outra.
Não dá pra ficarmos só com a melodia, falando asneira.
Também ñ dá para ficarmos com uma
linda letra, um poema, embalado por uma melodia pobre...

Podem me xingar. Podem me escrever e me dizerem para ñ fazer mais isto.


Carinho,
beijos,
Rachel.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NOVO LAYOUT

Oi Galera,
Nosso blog está de layout novo. Espero que gostem.
Para comemorar, tirei do fundo do baú a edição 69 de MUSICA DO DIA, que ainda não havia sido postada aqui, um presentinho extra com a presença de Elis Regina.



sábado, 24 de julho de 2010

MUSICA DO DIA 200

A edição 200 apresenta uma dupla italiana chamada DUO MUSICA NUDA, formada por PETRA MAGONI (vocal) e FERRRUCCIO SPINETTI (contrabaixo). Estou produzindo um podcast SESSÃO JAZZ onde vou divugar seu primeiro CD gravado em 2004 intitulado MUSICA NUDA. Já gravaram outros álbuns em 2006 e 2008. Só pra vocês conhecerem aí está uma interpretação bem jazzística do sucesso dos Beatles COME TOGETHER. Gostaria de saber o que vocês acham dos recursos vocais desta cantora. Escrevam.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

FILMES EM CARTAZ - O BEM AMADO

O BEM AMADO, com Marco Nanini, Matheus Nachtergaele e José Wilker nos papéis principais estréia também hoje nos cinemas. É uma adaptação da peça homônima de Dias Gomes que fez um enorme sucesso na telinha como novela e série da Rede Globo. Eu e os demais contemporâneos que assistimos as aventuras do Prefeito Odoricio Paraguaçu da fictícia cidade de Sucupira fatalmente faremos comparações quando formos ver esta produção do cinema, porém várias gerações subsequentes não conhecem esta grande obra de Dias Gomes. Então vale a pena conferir. Direção de Guel Arraes.


FILMES EM CARTAZ - VINCERE

Destaque para o filme VINCERE, uma co-produção Itália-França, dirigido por Marco Bellocchio. A história mostra uma parte da vida do ditador Benito Mussolini,quando se envolveu com Ida Dasler, uma amante secreta, que teve um filho bastardo dele. Ficou desacreditada pela sociedade italiana que não acreditava ser Albino filho do ditador.
Entra em cartaz hoje nos cinemas do Brasil, ponho fé que é uma boa pedida.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

MUSICA DO DIA 199

A edição 199 está muuuito romântica. New age de primeira. Apresento para quem não conhece, LOREENA MCKENNITT, uma canadense de ascendência irlandesa e escocesa, legítima representante da música celta e new age. Grande compositora, obteve enorme sucesso no mundo todo vendendo mais de 14 milhões de discos. Informações mais detalhadas da Loreena é só clicar aqui.
Nesta edição ela interpreta de sua autoria DANTE'S PRAYER. Tem legendas traduzidas, ok? Curtam e opinem, please.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FÉ NA FESTA - GILBERTO GIL

Gilberto Gil é um artista que dispensa maiores apresentações. Um dos maiores nomes da história da MPB, cantor e compositor reconhecido nacional e internacionalmente, Gil apresenta em seu 56o álbum de carreira, “Fé Na Festa”, um repertório quase todo de inéditas e totalmente dedicado ao universo das festas juninas e ritmos nordestinos.
Entre as faixas podemos destacar “O Livre Atirador e a Pegadora”, primeira a tocar nas rádios de todo o país, e outras como a música homônima que abre e dá nome ao CD; “26″ feita para o dia de seu aniversário; “Não Tenho Medo da Morte”, de seu último disco de estúdio; e “São João Carioca”, feita em parceria com Nando Cordel. Neste novo trabalho apenas três músicas não são de Gil: “Aprendi com o Rei”, de João Silva, que homenageia o rei do baião, Luiz Gonzaga, que é compositor, ao lado de Zé Dantas, de “A Dança da Moda”, e “Maria Minha”, de Targino Gondim e Eliezer Selton.
Eu como grande fã do Gil, produzi um vídeo para vocês cantarem junto o tema-título do CD: FÉ NA FESTA. Tem uma introdução com a explicação do próprio Gil sobre a canção. Quero comentários, se gostaram ou não da composição, tá?

sábado, 17 de julho de 2010

COMENTÁRIO

Recebi um e-mail da grande amiga Jandas com um texto que me fez refletir muito. Enquanto lia as palavras de Luciano Pires (autor do texto) fiquei imaginando a estrutura econômica do mundo num futuro próximo afetando a nós e nossos descendentes, principalmente. O texto que interpreto se chama JÁ PENSOU COMO FICARÁ A CHINA DO FUTURO?
O autor é diretor de marketing da empresa Dana, profissional de comunicação, palestrante e escritor.
Assim como eu, espero que vocês reflitam sobre este texto e postem aqui seus comentários e suas opiniões. O blog é nosso.











MUSICA DO DIA 198

Pessoal, a edição 198 apresenta mais MPB. Fiz um patchwork de vários intérpretes de um dos maiores sucessos de nossa música brasileira: INSENSATEZ. Espero que gostem. Opinem, deixando seus comentários para enriquecer nosso blog.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MARISA MONTE

Galera, não vou escrever sobre a Marisa Monte. Quero sim, apresentar um vídeo que recebi da Rachel, que por sua vez recebeu do Wellington. Esta é a oportunidade que tenho de apresentar os trabalhos desse cara que é gente fina, sabe editar e criar clips musicais. Nosso blog é bem democrático e é com imenso prazer que reparto sempre com vocês boas produções. O Wellington neste seu trabalho, fala da Marisa e do seu eterno sucesso "Amor I love you". Gostaria que comentassem. Escrevam.


AMOR I LOVE YOU - MARISA MONTE from JOREBRI on Vimeo.

clip musical de Marisa Monte.

terça-feira, 13 de julho de 2010

PAULO MOURA

Faleceu ontem um dos maiores instrumentistas do Brasil, PAULO MOURA. Deixo aqui em vídeo a minha homenagem, na certeza de que ele continuará sempre vivo entre nós.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

MUSICA DO DIA 197

Pela primeira vez, apresento neste videocast a Maria Gadú, revelação da nossa MPB. Faço a ligação do presente com o passado. A canção vem de 1983 do musical O GRANDE CIRCO MÍSTICO, com composição de Chico Buarque e Edu Lobo: A HISTÓRIA DE LILY BRAUN

NOVO PODCAST DO CHICO

ALÔ GALERA.

Está no ar a oitava edição do podcast sobre a cronologia musical do Chico Buarque, aí do lado direito do blog. Curtam e opinem.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

REALIDADE AUMENTADA EM MAPAS

Uma colaboração inestimável do Álvaro. Este vídeo que vão assistir fala por si só. Simplesmente supera as expectativas em relação ao Google Maps. É o futuro se tornando presente rapidamente. Gente, onde vamos parar? Não deixem de assistir. E tem legendas em português.
Basta clicar abaixo em "View Subtitles" e escolher na lista "Portuguese (Brazil)". Comentários serão bem-vindos.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

O SOM DA FITA

Galera, esta nova edição do SOM DA FITA apresenta um filme coproduzido pelo Brasil e França dos anos 70 com direção de Cacá Diegues. O filme não foi lá essas coisas mas seu tema musical criado por Chico Buarque...nem te conto! Confiram.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

COMENTÁRIO

Este comentário é um artigo de Rosely Sayão -
É tempo de criança entediada-
publicado na Folha de hoje. Rosely é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?"










quinta-feira, 1 de julho de 2010

THE BEATLES

Estou postando aqui o sucesso HELLO GOODBYE do famoso álbum MAGICAL MYSTERY TOUR dos Beatles com legendas traduzidas. Curtam.