Entre os prós e contras da enorme polêmica levantada sobre a redução da maioridade penal, encontrei no artigo de José Renato Nalini uma reflexão importante para ajudá-los nesta questão.
Prender não resolve porque não temos instituições saudáveis e suficientes para abrigá-los e ressocializá-los. A punição/reeducação é a finalidade da pena. A reforma tem que ser completa: nos códigos, na educação, reestruturação de presídios. O que não podemos é ficar à mercê da saga dod ditos “di menores”. Lugar de criança é na escola e seus os pais não querem tomar conhecimento é porque já houve falhas no processo educativo deles. O dia que um “di menor” encará-lo como me encarou e, eu, num acesso de fúria reagi e o coloquei pra correr, quero ver se vai pensar da mesma forma. Antes de tudo o País precisa de um choque de moralidade. Se não há exemplo de cima para baixo, nós é que estamos pagando o preço.
Um comentário:
Prender não resolve porque não temos instituições saudáveis e suficientes para abrigá-los e ressocializá-los.
A punição/reeducação é a finalidade da pena.
A reforma tem que ser completa: nos códigos, na educação, reestruturação de presídios.
O que não podemos é ficar à mercê da saga dod ditos “di menores”.
Lugar de criança é na escola e seus os pais não querem tomar conhecimento é porque já houve falhas no processo educativo deles.
O dia que um “di menor” encará-lo como me encarou e, eu, num acesso de fúria reagi e o coloquei pra correr, quero ver se vai pensar da mesma forma.
Antes de tudo o País precisa de um choque de moralidade.
Se não há exemplo de cima para baixo, nós é que estamos pagando o preço.
Postar um comentário