Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2009

MUSICA DO DIA 138

Oi Galera,
Cá estou com mais uma edição da MUSICA DO DIA. Desta vez música brasileira da boa. Boa diversão!

Um comentário:

Rachel disse...

E, aí?
Já sabem do q se trata...
E deste videocast eu estou me segurando, me torturando para ficar quieta...'em cólicas', como diria minha avó...
Desisto:...caso se vejam sem saída: Deletem!

Queria dizer q Tim é o anti-herói de nossa música popular. QQ contravenção, q lhes venha à cabeça, verão q já foram precedidos por Tim. Na maior cara de pau. Numa destas,
Tim acabou preso até nos EUA...Sua vida, sua trajetória como cantor são impagáveis!

Tim morria de medo de andar de avião.
Lembro-me de uma frase sua:
'Dizem q beber faz mal. Mas eu, só bebo qdo tenho q viajar de avião. Não tenho culpa se
tenho, sempre, q viajar de avião!'

Tim, também ficou conhecido pelas suas
'mancadas'...era sempre uma temeridade anunciar a presença do cantor, em qq Programa, Show, Evento. Ele pagava a multa q fosse, mas só ia, se na hora desse vontade...

Um jargão, q bem retrata Tim Maia, é :''-Olha o 'retorno' !''. Por ser de um perfeccionismo doentio, Tim chegava a gravar ou antes, ensaiar 'n' vezes cada canção... o q levava seus músicos do 'Vitória Régia' à loucura.
Mas sem 'retorno', q preste ...
É... sabem aquele fonezinho de ouvido, q o pessoal usa, durante as apresentações ao vivo? Com os ruídos da platéia e com a proximidade da banda, os cantores têm dificuldade em ouvir a pp voz, sobre a música tocada, o q deve deixá-los inseguros para a próxima frase a ser cantada...O 'retorno' do q o cantor cantou, sobre o som da orquestra, lhe vem aos ouvidos pelo fonezinho...E ele segue
cantando, ouvindo a si próprio...
Em todos os shows de Tim, ou quase todos, pode-se ouví-lo, olhando para o alto, à sua frente, onde ficam, quase sempre, os técnicos de som, reclamando : 'Olha o retorno!'
Berrando:'Olha oRETORNO!'...

Uma dica, bem quente, pra todos nós, q retirei do Google: uma crítica de Pierre Lucena e há dezenas de onde tirei esta...todas com visões mto parecidas, umas com as outras...

A biografia de Tim Maia, escrita por Nelson Motta é um dos melhores livros publicados neste ano no Brasil.(2008)
Se olharmos por critérios técnicos, o livro realmente é uma bagunça, assim como a vida do retratado, mas é um livro muito divertido, de fácil leitura, e que nos ajuda a descobrir um pouco mais da vida de um dos maiores intérpretes e compositores da MPB....
.... Uma passagem muito divertida é quando convidaram Tim Maia para entrar no PSB, onde seria o candidato a Senador pelo Rio de Janeiro.
O trecho do livro diz que, “ao ser perguntado por que escolhera o pequeno PSB, politizou o célebre aforismo brasileiro:
- O Brasil é o único país onde, além de puta gozar, cafetão ter ciúme e traficante ser viciado, pobre é de direita”.
Eu cheguei a assistir um show de Tim Maia, na década de 90, com o cantor no auge, no Clube Português. Foi um dos melhores que já assisti.
Bom…não quero aqui contar a história do livro, pois vale a pena ler. Em apenas 3 dias devorei as 385 páginas do caótico e bem retratado livro do cantor mais polêmico e carismático da Música Popular Brasileira. Nelson Motta está de parabéns.
Foi por meses, o livro mais vendido da semana.
(Pierre Lucena)