Este comentário foi baseado em um texto publicado como Editorial do Correio Popular e faço do texto minhas palavras, como educador que fui por muitos anos. Quem quiser complementar é só deixar seus comentários.
A educação de base no Brasil está lamentável. Acredito que a saída seja o que vem sendo implantado em Minas: o sistema meritório não só para os professores como para os funcionários estaduais. Não é justo que, aquele que se esforça e se entrega à profissão, seja remunerado tal qual o que não assume a sua verdadeira função. Mas o sistema meritório não deveria existir. Todos os professores deveriam ser reconhecidos como estruturadores do futuro de uma Nação. Mas a negligência do Poder Público é maior. Um belo projeto do sociólogo Darcy Ribeiro, o chamado CIEP, mantinha a criança na escola durante todo o dia. O aluno entrava e tomava o café da manhã. Almoçava. Saía com o banho tomado e o jantar a aquecer seu estômago. Havia médicos e dentistas. Atividades físicas e educacionais eram desenvolvidas durante a jornada. Mas as vaidades políticas não aceitam as vitórias dos antecessores. E, por aqui, o sistema foi desestruturado. Ainda conheço cidades do interior onde os CIEPs funcionam de uma forma bastante aceitável, fazendo diversos vitoriosos no ENEM. Bem, ainda acredito numa luz no fim do túnel. Rogoldoni
Obrigado Ro pelas suas considerações que enriquecem o blog e a discussão tão importante sobre a Educação do nosso país. Darcy Ribeiro jamais deve ser esquecido pela sua inestimável colaboração em criar os CIEPS, um modelo que ainda poderá ser resgatado e ou aprimorado no futuro.
E aproveito, Renato, para acrescentar uma citação de mais um grande educador:
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
3 comentários:
A educação de base no Brasil está lamentável.
Acredito que a saída seja o que vem sendo implantado em Minas: o sistema meritório não só para os professores como para os funcionários estaduais.
Não é justo que, aquele que se esforça e se entrega à profissão, seja remunerado tal qual o que não assume a sua verdadeira função.
Mas o sistema meritório não deveria existir.
Todos os professores deveriam ser reconhecidos como estruturadores do futuro de uma Nação.
Mas a negligência do Poder Público é maior.
Um belo projeto do sociólogo Darcy Ribeiro, o chamado CIEP, mantinha a criança na escola durante todo o dia.
O aluno entrava e tomava o café da manhã. Almoçava.
Saía com o banho tomado e o jantar a aquecer seu estômago.
Havia médicos e dentistas.
Atividades físicas e educacionais eram desenvolvidas durante a jornada.
Mas as vaidades políticas não aceitam as vitórias dos antecessores.
E, por aqui, o sistema foi desestruturado.
Ainda conheço cidades do interior onde os CIEPs funcionam de uma forma bastante aceitável, fazendo diversos vitoriosos no ENEM.
Bem, ainda acredito numa luz no fim do túnel.
Rogoldoni
Obrigado Ro pelas suas considerações que enriquecem o blog e a discussão tão importante sobre a Educação do nosso país. Darcy Ribeiro jamais deve ser esquecido pela sua inestimável colaboração em criar os CIEPS, um modelo que ainda poderá ser resgatado e ou aprimorado no futuro.
E aproveito, Renato, para acrescentar uma citação de mais um grande educador:
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire )
Postar um comentário