Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O TOURO FURIOSO

Esta notícia poderia ser cômica se não fosse trágica. Está na hora de acontecer uma campanha em âmbito mundial para acabar de vez com este esporte estúpido. As touradas são, na minha opinião, resquícios da época dos gladiadores romanos.


2 comentários:

Anônimo disse...

As touradas estão fortemente arraigadas às culturas dos paises ibéricos. Seria excelente, q fossem proibidas,ou educacionalmente evitadas...Seria bom, mas quase impossível.
Fico, apenas pensando, q aqui em nosso país, são famosas as Farras dos Bois, principalmente no estado de Sta.Catarina. São associadas à morte de Jesus Cristo, assim como os bois são associados ao Judas: outro massacre desnecessário e cruel. Bonecos presos aos postes dariam conta de representar, mto bem, o Judas a ser 'malhado'!
Ainda aqui, em nosso país, na Amazônia, há o q ficou chamada da mesma forma,de Farra dos Bois:
segundo pesquisas do Greenpace,a chamada'indústria'da pecuária na Amazônia brasileira é o maior vetor de desmatamento do Mundo!
Uma esperança: Na Comunidade de Sertãozinho do Córrego, em SC, um professor universitário conseguiu transformar as sangrentas Farras dos Bois, nas comemorações à Pascoa, pelas Farras de Chocolate...as crianças saem à cata de chocolates, previamente escondidos, comemorando assim a Páscoa.
Que a idéia se estenda...
abraços,
Rachel.

Rosângela de Souza Goldoni disse...

Não gosto de touradas.

A propósito do assunto, transcrevo a notícia postada no site barcelonaexpediction:

"Fica proibido as touradas em Catalunha
Votado no Parlament de Catalunya, a partir de 2012 deixa de exisitir as touradas em Catalunha. Decisão que gera um debate dos que estão a favor e dos estão em contra das touradas, e que já por si só, a votação marca um antes e um depois na história dessa tradição, que segundo os historiadores catalanes, sempre existiu em essas terras."

Seja a decisão política ou não, alguma coisa começa a ser feita na Espanha.

Quem sabe venha a se propagar e o substituto criado pelo professor universitário citado no comentário da amiga Rachel se imponha e possa mostrar às novas gerações que há diversões mais saudáveis do que as touradas ou Farras de Bois?

Um abraço carinhoso!
Rogoldoni