Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Conversas com crianças - Paulo Coelho


As três coisas









Chen Ziqin perguntou ao filho de Confúcio: “Teu pai te ensina algo que não sabemos?”

O outro respondeu: “Não. Uma vez, quando eu estava sozinho, ele perguntou se eu lia poesias. Respondi que não, e ele mandou que lesse algumas, porque abrem na alma o caminho da inspiração divina”.

“Outra vez ele me perguntou se eu praticava os rituais de adoração de Deus. Respondi que não, e ele mandou fazer isto, pois o ato de adorar faria com que entendesse a mim mesmo. Mas nunca ficou me vigiando para ver se eu o obedecia.”

Quando Chen Ziqin retirou-se, disse para si mesmo:

“Fiz uma pergunta, e obtive três respostas. Aprendi algo sobre as poesias. Aprendi algo sobre os rituais de adoração. E aprendi que um homem honesto nunca fica vigiando a honestidade dos outros.”

Nenhum comentário: